sábado, 16 de janeiro de 2010

Reveillon em Ubá, por quê?

Certamente deve parecer estranho aos nossos amigos quando lhes dissemos que vamos passar o réveillon em Ubá, não é? Para muitos deles isso parece ser uma loucura.

Ubá? Onde fica isso? O que tem lá? Praia? Trio elétrico? Shows?

E fica mais estranho ainda, quando respondemos: “não tem nada disso, mas tem muito mais”.

Essa é a verdade!

Ubá é uma cidadezinha pequena, muito quente (quase insuportável de quente), não tem praia, não tem cachoeira, não tem trio elétrico, nem abadá... mas é pra lá que nós vamos e ficamos todos os anos. E por quê?

Por que lá tem a BUQUECADA!

Tem a casa da vovó Carminha. Tem a varanda de festas. Tem a enorme churrasqueira do tio Clôer. Tem o sítio do Tio Wilson e da tia Sônia. Tem o churrasquinho à beira da piscina. Tem um bom carteado. Tem a “vaquinha” para os comes e bebes. Tem a disputa da sinuca. Tem a cerveja mais gelada, que nunca acaba. Têm as piadas do tio Ricardo, as brincadeiras importadas do tio Clôer. Tem muita comida na mesa, comida o dia inteiro... e uns quilinhos a mais... Tem os primos pequenos correndo e fazendo travessuras. Tem um machucado aqui, outro ali. Tem a moçada fofocando sobre os paqueras. Tem os mergulhos fantásticos na piscina e as brincadeiras dentro dela.

Tem noites com tira-gosto (com uma dose de pinga para os mais corajosos). Tem uma conversa reservada na varanda, só para os irmãos. Tem um tal de: “desliga a bomba” ...“liga a bomba”!!!!! Tem um jogo de truco, uma partida de futebol, um cochilo depois do almoço, um cafezinho desejado e aplaudido. E a rapadura e a mangada? Ah, essas não faltam nunca!

Tem uma saidinha com os primos, um bronzeado nunca antes conseguido. Tem cachorro-quente e por que não dizer do macarrão zás – trás!? Tem uma reunião de pratos de todas as espécies, de cada família. Tem até uma "big salada". Tem muito frango e muito pão! Ah, se tem!!!!! Tem também uma falação...... e como fala esta buquecada!!!

Tem tio pegando no seu pé, um primo "zoando" com o outro. Tem uma caminhada sob a chuva, com os pés na lama. Tem a moçada contando os casos da “balada”, os porres, as ressacas...

Pode parecer para os outros que Ubá não tem nada, mas na verdade, tem TUDO!

Tudo o que mais importa: ver os tios juntos, os primos curtindo, a criançada crescendo.

Lá tem a Buquecada.

E isso, por si só, já basta!

Tem coisas que só a buquecada tem!

“Não espere tanto tempo para compreender e amar a sua família, do jeito que ela é. Aproveite enquanto ela está com você para demonstrar o quanto significa na sua vida”... (autor desconhecido)


7 comentários:

  1. E muito mais!...
    Buquecada tem uma Ariane, jornalista das melhores, capaz de fazer uma reportagem como essa, escrevendo coisas tão bonitas sobre nossa gente.
    Pode parecer, mesmo, estranho para alguns quando se fala em Ubá. Onde fica isso?!! Eu responderia:
    no coração do Brasil, pois é exatamente do coração que emanam todas as energias que precisamos para "tocar nosso barco". Não tem melhor recarga que essa, que vem acontecendo todos os anos, seguidamente. Eu me confesso dependente disto; e é de lá, em Ubá, onde me abasteço com tudo de bom, já elencado por Ariane. Ela disse muito bem: lá tem tudo que precisamos.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa linda Ariane que voce fez ! ! !
    Achei interessante e ate' graca, que voce lembrou de que ate' tem o " desliga a bomba e liga a bomba " dei gargalhada sozinho aqui. E' muito rico tudo isso que voce escreveu o que na verdade enriquece e fortalece nossos lacos de fratenidade e uniao. Voce e o Edinho sao demais. Tambem tem a quem puxar , nao e' mesmo. E' filha de Sueli ...Meus parabens sobrinha querida, e que Deus continue te abencoando como tambem filhas e o maridao. Beijao grande desse tio que te ama.
    Cloer

    ResponderExcluir
  3. Ariane,
    Parabens por esta familia linda!
    Pela festa animada,alegre,otimo reveillon.
    O dia animado no sitio da Sonia e Wilson,
    Estou feliz por ter participado com vcs,
    destes momentos maravihosos!
    Obrigado a todos!
    Parabens pelas edi;óes de video ,
    uma mais linda q a outra,
    abra;os pro Edinho,pras suas duas princesas e pra vc.Celeste.

    ResponderExcluir
  4. Ariane vc emociona até quem não gosta de chorar por qualquer motivo!Olha menina,a casa da VOVÓ CARMINHA é e será um cantinho insubstituível.E sempre será lá que fica bem cantarmos o nosso Hino de Amor do Ubantonius.Foi lá que ele nasceu quando mamãe ainda era viva e ajudou o Jansem,eu e o saudoso Ronaldo Lolita a compor, quando compramos uma pe~ça de chitão lá nas Casas Pernambucanas e criamos nosso primeiro carnaval com bloco e tudo.
    Agora querida, lá no Sitio Vista Alegre, nada teria beleza e alegria se não existissem todos vcs marcando cada momento em cada canto com a beleza e o amor de cada um que é especial para aumentar a nossa motivação para tornarmos lá tb um cantinho inesquecivel.
    Isto se chama AMOR DE FAMÍLIA DE VERDADE.E a BUQUECADA existirá independente da existencia de qualquer um de nós, pois o Amor que foi plantado pelos nossos antepassados é e será infinito como o Amor de Deus por todos os seu filhos.
    Nossa, falei além do que devia!Mas foi meu coração que disse.Adoro todos vcs.
    Quando será o próximo encontro?Sou a mais velha da TURMA e quero ver muita coisa ainda!!!!!!!!!!
    Tia Sônia

    ResponderExcluir
  5. se eu pudesse escolher um dia.... escolheria um dia assim!

    AMO MUITO TUDO ISSO!
    GISELE MEMDES

    ResponderExcluir
  6. meus queridos..... esse meu refugio de fimm de ano... e meio de ano... so eu sei(bem muitos devem saber), quanto valor... quanto valor!!
    um grande beijo
    authtan

    ResponderExcluir
  7. Querida Ari, tantas verdades ditas, confesso que me arrepiei nas tuas palavras, pois tudo nelas escritas é simplesmente um resumo dos meus sentimentos. Nessa fase da minha vida, tenho muitas propostas para viajar para lugares excitantes com a galera, que me balançam muito. Sempre recuso os convites consequentemente a recusa é de espantar, pois eles não conhecem Ubá (e nem nunca vão conhecer), mas é só chegar lá que me esqueço de tudo, e vivo intensamente o carinho da minha família. Sou um enterno buquequeiro, apaixonado pela união desta gente tão diferente mas alucinante. Beijo minha prima, Deus te deu a sabedoria de se expressar.
    Tomas

    ResponderExcluir